Metáfora Pictórica e Multimodal
Oii, queridos!
Hoje o tema também é muito interessante e muito importante para o entendimento de metáforas em discursos multimodais.Forceville é bem categórico na exemplificação de variadas metáforas.
Metáfora Pictórica e Multimodal
1.Contexto de Investigação – Desenvolvimento do Domínio
Lakoff e Johnson criaram a teoria da metáfora conceptual (TMC) , nos estudos orientados da linguística cognitiva, e entendendo que as metáforas incorporadas foram difundidas em toadas as culturas , mas que seu uso é aperfeiçoado em variedades locais. Apesar do sucesso da teoria da metáfora conceitual (CMT). Duas vertentes que diferenciam , mas que foi necessário a aceitação da metáfora em sua modalidade não- verbal para que houvesse a aceitação e a sistematização da metáfora considerando-a como característica da cognição e não apenas da linguagem.
2.Descrição dos Métodos
Interpretar algo como metáfora requer a compreensão das características fonte e alvo. Na comunicação não- verbal e multimodal há alguns desafios em sua aplicação, enquanto que na língua tem uma gramática para orientar a interpretação da relação entre alvo e fonte. A semelhança entre alvo e a fonte na metáfora multimodal é marcada pela co-referencialidade ou coocorrência.
Análise da semelhança entre alvo e fonte:
FONTE
: Asas ALVO:
A pessoa que consome Red Bull. SEMELHANÇA:
Tanto as asas quanto os efeitos prometidos pela bebida sugerem aumento de
energia, disposição e liberdade de ação. |
ALVO
: mente humana (abstrato) FONTE:
máquina (concreto, visualizado por engrenagens e luz) |
Uma vez que a fonte o alvo estão construídos, a metáfora está pronta para ser interpretada.
3.Análise
de Exemplos – Aplicações
Forceville identifica quatro subtipos de metáfora pictórica/visual.
3.1.Metáfora
Contextual
FONTE:
Árvores ALVO:
Pulmões humanos |
O princípio apresentado é um objeto visualmente representado é transformado no alvo de uma metáfora ao ser representado num contexto visual de tal forma que o objeto é apresentado como se fosse outra coisa.
3.2. Metáfora Híbrida
FONTE
: caixão ALVO:
a estrada que representa a vida, o caminho, o percurso. |
Alvo e a fonte são integrados , podendo reconhecer ambos sem separá-los.
3.3 Símile
ALVO:
Cérebro humano FONTE:Computador MARCADOR
SÍMILE: como |
Justapõe o alvo e a fonte ,apresentando-os na mesma forma e postura.
3.4. Metáfora verbo – pictórica
ALVO:Mente FONTE:
Halter |
Uma metáfora verbo - pictórica combina elementos verbais (palavras) e pictóricos (imagens) para construir um significado metafórico que depende da interação entre os dois.
3.5. Metáforas integradas/Metáforas de
produtos
ALVO:
Luz FONTE:Luminária
em formato de regador. |
As metáforas integradas/metáforas de produtos são aquelas em que a metáfora está embutida diretamente no design do objeto ou produto, e não apenas na linguagem publicitária ou visual ao redor dele. O próprio produto "fala" por meio da metáfora.
4. Domínio Fonte Intradiegético ou
extradiegético
Na teoria da metáfora conceptual (Lakoff & Johnson), uma metáfora
envolve dois domínios:
·
Domínio-fonte:
de onde vêm as características usadas metaforicamente (ex: guerra, jornada,
fogo).
· Domínio-alvo: o que está sendo explicado ou descrito metaforicamente (ex: amor, vida, raiva).
5. Gênero
A atribuição ao gênero é a primeira decisão a ser tomada ,mesmo que inconscientemente , portanto o gênero é fator determinante na construção de metáforas e sua interpretação em discursos multimodais.
6. Metáforas Criativas versus Metáforas Estruturais
São metáforas conceituais fundamentais, usadas amplamente e de forma
sistemática para estruturar um domínio abstrato com base em
outro mais concreto.
Exemplo :
"Argumento
é guerra"
- Frases como:
- "Ele destruiu os
argumentos do oponente."
- "Ela atacou cada ponto
com precisão."
- "Defenda sua
tese!"
7.Metáfora monomodal ou multimodal
Metáfora Monomodal
·
Usa apenas um modo semiótico
(um único canal de comunicação: só texto, só imagem, só som, etc.).
· Tanto o domínio-fonte quanto o domínio-alvo são representados no mesmo modo.
Ela explodiu de raiva.”
·
Modo:
Linguagem verbal escrita.
· A metáfora compara a raiva a uma explosão — tudo dentro do texto.
Metáfora Multimodal
·
Usa dois ou mais modos
semióticos diferentes para construir a metáfora.
· O domínio-fonte e o domínio-alvo são expressos em modos diferentes (ex: texto + imagem, som + gesto, etc.).
O exemplo da imagem do cérebro com halter.
8.
Metáforas e outros Tropos
A partir do TMC que iniciaram a notar outros tropos verbais para além da metáfora, ou seja, o trabalho sobre outras variedades visuais, entre eles os trocadilhos, a símile, fenômeno do agrupamento pictórico que se refere as metonímias pictóricas e multimodais.
9.Apreciação Crítica dos Métodos
A investigação sobre a metáfora visual e multimodal ,ainda não é possível realizar juízo de definitivos sobre os seus méritos e problemas, pois é preciso saber quais pistas textuais num discurso multimodal são necessárias para desencadear a construção de uma metáfora.
10. Conclusões e Perspectivas
A multimodalidade investiga a forma como significado emerge da interação entre dois ou mais modos. Isto significa que os modos que participam da metáfora/discurso multimodal precisam suficientemente ser bem teorizados, exigindo do analista conhecimento sobre o discurso visual.
FORCEVILLE, Charles (1988): The
case for pictorial metaphor: René Magritte and other Surrealists. In: Aleš
Erjavec (ed.): Vestnik 9. Ljubljana, YU, 150–160.
FORCEVILLE, Charles (1996):
Pictorial Metaphor in Advertising. London.
FORCEVILLE, Charles (2000):
Compasses, beauty queens and other PCs: pictorial
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