Metáfora Pictórica e Multimodal

 Oii, queridos!

Hoje o tema também é muito interessante e muito importante para o entendimento de metáforas em discursos multimodais.Forceville é bem categórico na exemplificação de variadas metáforas.


Metáfora Pictórica e Multimodal

1.Contexto de Investigação – Desenvolvimento do Domínio

Lakoff e Johnson criaram a teoria da metáfora conceptual (TMC) , nos estudos orientados da linguística cognitiva, e entendendo que as metáforas incorporadas foram difundidas em toadas as culturas , mas que seu uso é aperfeiçoado em variedades locais. Apesar do sucesso da teoria da metáfora conceitual (CMT). Duas vertentes que diferenciam , mas que foi necessário a aceitação da metáfora em sua modalidade  não- verbal para que houvesse a aceitação e a sistematização da metáfora considerando-a como característica da cognição e não apenas da linguagem.

2.Descrição dos Métodos

Interpretar algo como metáfora requer a compreensão das características fonte e alvo. Na comunicação não- verbal e multimodal há alguns desafios em sua aplicação, enquanto que na língua tem uma gramática para orientar a interpretação da relação entre alvo e fonte. A semelhança entre alvo e a fonte na metáfora multimodal é marcada pela co-referencialidade ou coocorrência.

Análise da semelhança entre alvo e fonte:

FONTE : Asas

ALVO: A pessoa que consome Red Bull.

SEMELHANÇA: Tanto as asas quanto os efeitos prometidos pela bebida sugerem aumento de energia, disposição e liberdade de ação.









ALVO : mente humana (abstrato)

 

FONTE: máquina (concreto, visualizado por engrenagens e luz)


Uma vez que a fonte o alvo estão construídos, a metáfora está pronta para ser interpretada.




3.Análise de Exemplos – Aplicações

Forceville identifica quatro subtipos de metáfora pictórica/visual.

3.1.Metáfora Contextual


FONTE: Árvores

ALVO: Pulmões humanos

O princípio apresentado é um objeto visualmente  representado  é transformado no alvo de uma metáfora ao ser representado num contexto visual de tal forma que o objeto é                                                                     apresentado como se fosse outra coisa.

3.2. Metáfora Híbrida


FONTE : caixão

ALVO: a estrada que representa a vida, o caminho, o percurso.

Alvo e a fonte são integrados , podendo reconhecer ambos sem separá-los.

3.3 Símile



ALVO: Cérebro humano

FONTE:Computador

MARCADOR SÍMILE: como

Justapõe o alvo e a fonte ,apresentando-os na mesma forma e postura.



3.4. Metáfora verbo – pictórica



ALVO:Mente

FONTE: Halter

Uma metáfora verbo - pictórica combina elementos verbais (palavras) e pictóricos (imagens) para construir um significado metafórico que depende da interação entre os dois.



3.5. Metáforas integradas/Metáforas de produtos


ALVO: Luz

FONTE:Luminária em formato de regador.

As metáforas integradas/metáforas de produtos são aquelas em que a metáfora está embutida diretamente no design do objeto ou produto, e não apenas na linguagem publicitária ou visual ao redor dele. O próprio produto "fala" por meio da metáfora.

4. Domínio Fonte Intradiegético ou extradiegético

Na teoria da metáfora conceptual (Lakoff & Johnson), uma metáfora envolve dois domínios:

·         Domínio-fonte: de onde vêm as características usadas metaforicamente (ex: guerra, jornada, fogo).

·         Domínio-alvo: o que está sendo explicado ou descrito metaforicamente (ex: amor, vida, raiva).

5. Gênero

A atribuição ao gênero é a primeira decisão a ser tomada ,mesmo que inconscientemente , portanto o gênero é fator determinante na construção de metáforas e sua interpretação em discursos multimodais.

6. Metáforas Criativas versus Metáforas Estruturais

São metáforas conceituais fundamentais, usadas amplamente e de forma sistemática para estruturar um domínio abstrato com base em outro mais concreto.

Exemplo :

"Argumento é guerra"

  • Frases como:
    • "Ele destruiu os argumentos do oponente."
    • "Ela atacou cada ponto com precisão."
    • "Defenda sua tese!"

7.Metáfora monomodal ou multimodal

Metáfora Monomodal

·         Usa apenas um modo semiótico (um único canal de comunicação: só texto, só imagem, só som, etc.).

·         Tanto o domínio-fonte quanto o domínio-alvo são representados no mesmo modo.

Ela explodiu de raiva.”

·         Modo: Linguagem verbal escrita.

·         A metáfora compara a raiva a uma explosão — tudo dentro do texto.

Metáfora Multimodal

·         Usa dois ou mais modos semióticos diferentes para construir a metáfora.

·         O domínio-fonte e o domínio-alvo são expressos em modos diferentes (ex: texto + imagem, som + gesto, etc.).

O exemplo da imagem do cérebro com halter.

8. Metáforas e outros Tropos

A partir do TMC que iniciaram a notar outros tropos verbais para além da metáfora, ou seja, o trabalho sobre outras variedades visuais, entre eles os trocadilhos, a símile, fenômeno do agrupamento pictórico que se refere as metonímias pictóricas e multimodais.

9.Apreciação Crítica dos Métodos

A investigação sobre a metáfora visual e multimodal ,ainda não é possível realizar juízo de definitivos sobre os seus méritos e problemas, pois é preciso saber quais pistas textuais num discurso multimodal são necessárias para desencadear a construção de uma metáfora.

10. Conclusões e Perspectivas

A multimodalidade investiga a forma como significado emerge da interação entre dois ou mais modos. Isto significa que os modos que participam da metáfora/discurso multimodal precisam suficientemente ser bem teorizados, exigindo do analista conhecimento sobre o discurso visual.

 Referências:

FORCEVILLE, Charles (1988): The case for pictorial metaphor: René Magritte and other Surrealists. In: Aleš Erjavec (ed.): Vestnik 9. Ljubljana, YU, 150–160.

FORCEVILLE, Charles (1996): Pictorial Metaphor in Advertising. London.

FORCEVILLE, Charles (2000): Compasses, beauty queens and other PCs: pictorial

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